Hoje a pauta será focada nos planos futuros. Mas e o presente? Por muito tempo, essa pergunta foi bastante recorrente nas entrevistas, dividida em duas partes: a primeira perguntava o que você espera para o seu futuro, e a segunda, o que você faz, que é referente ao plano, ao objetivo. Essa pergunta é muito maior do que parece, pois não basta um único ato para conquistar o futuro; é o conjunto de atos, um conjunto de hábitos, que fará com que você alcance seu plano de forma estruturada.
Muita gente tem vontade de crescer profissionalmente, de se tornar gestor, gerente ou diretor, ir além de alcançar metas. Porém mais do que simplesmente esperar que as metas se cumpram, o que você faz para alcançar esses objetivos? Será que você está se atualizando o suficiente para se manter conectado às novidades, às mudanças geracionais, aos novos hábitos, aos novos costumes? Você tem participado de algum congresso, mentoria ou reunião com seus gestores, diretores e gerentes para entender como funciona o dia a dia deles, ou ainda está na bagunça da galera?
Não basta querer, por exemplo, tornar-se gerente ou diretor e simplesmente acreditar que, realizando um bom trabalho somente tudo se resolverá. Para chegar lá, é preciso estar preparado, avançar na carreira e se especializar. Não dá para parar de estudar. Esteja no círculo de pessoas que fazem o que você aspira conquistar, pois, se não, seu objetivo terá poucos resultados. O seu presente precisa estar conectado — e de forma forte — com o seu futuro, pois ele deve falar bem de você. Não é apenas um desejo; é preciso que os atos façam sentido para que a coerência se mantenha, o que é um dos maiores desafios para seguir hábitos alinhados com seus objetivos.
Isso pode ser difícil, sim. Por um tempo, manter a coerência pode parecer fácil, mas, ao longo do tempo, é complicado. Por exemplo: você quer ter saúde e, mesmo assim, volta a consumir alimentos pouco saudáveis ou retoma uma vida sedentária, deixando de frequentar a academia ou praticar atividades físicas. Não adianta ter um grande objetivo para o futuro e, hoje, não fazer nada a respeito dele. Se você quer tornar-se diretor na empresa em que está ou em outra, apenas cumprir metas mínimas e não participar de conversas construtivas, de reuniões estratégicas, enquanto se envolve em fofocas e atitudes prejudiciais, esse comportamento não o levará a lugar algum.
Portanto, busque a máxima coerência e aproxime o seu presente do futuro desejado. Quando seus hábitos estão alinhados aos seus objetivos, você aproxima o presente do futuro. Se nada é ajustado hoje, como você espera alcançar seus sonhos? O futuro se tornará um eterno horizonte distante, sempre fora de alcance.
É essencial focar no dia a dia e nas ações que o levarão adiante, em vez de se apegar àquilo que o afasta do seu objetivo. Crescer pode ser difícil, não porque seja impossível, mas porque exige uma mudança profunda de hábitos, o que é uma das tarefas mais desafiadoras da vida. E não é apenas mudar por um curto período e voltar ao normal, mas sim mudar de forma estruturada, sem regressões ao passado. É preciso disciplina, foco e, principalmente, um desejo intenso de crescer, de transformar sua vida e de avançar sempre.
Somente quando você tem esse desejo forte consegue renunciar a certos confortos e atitudes sabotadoras. Portanto, é fundamental ter um compromisso verdadeiro com seu crescimento, com a mudança de vida e com a busca constante por evolução. Analise se você está sendo coerente com seus planos e se o seu presente está fortemente conectado ao futuro que almeja. Caso contrário, faça os ajustes necessários, porque o tempo passa, e o futuro pode se tornar cada vez mais distante se não houver ação no presente.
A gente acredita de verdade que saúde mental e carreira de sucesso podem (e devem!) andar juntas. Por isso, criamos treinamentos online práticos e diretos, feitos por quem entende do dia a dia corporativo, para te ajudar a lidar com os desafios e a crescer na sua profissão com mais leveza.